Por que a Abóbora é Considerada um Superalimento?

Publicado em 13/09/2023 por Natalia Rocon

A abóbora também é um superalimento, ajudando em coisas como perda de peso e visão, além de fornecer mais fibras em sua dieta. Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre os benefícios da abóbora para a saúde e por que ela é um superalimento.

Por ser farto, delicioso e ter um sabor ótimo quando combinado com temperos como canela, noz-moscada, cravo e gengibre, parece ser o prato ideal para o dia a dia. Além disso, combina bem com uma variedade de outras frutas e vegetais.

Embora você possa conhecer as muitas maneiras saborosas de usar abóbora nas refeições, talvez não esteja ciente de como ela é saudável. Devido ao seu rico conteúdo vitamínico e mineral, a abóbora é realmente considerada um superalimento. Pode substituir vários componentes gordurosos nas receitas convencionais e tem baixo teor de gordura. Até guloseimas nutritivas para cães podem ser feitas com abóbora!

Aqui estão mais informações sobre as vantagens da abóbora para a saúde e os motivos pelos quais você deve usá-la com mais frequência.

Abóbora está cheia de nutrientes

Antes de discutir as vantagens específicas da abóbora para a saúde, é importante entender por que ela é geralmente benéfica e o que torna a abóbora um superalimento. É rico em vitaminas e minerais, para resumir. Todos os componentes da abóbora, incluindo as sementes, são ricos em nutrientes. Isso se refere às sementes, carne e pele. Você pode usar a polpa e as sementes de uma abóbora em vários pratos, assando-as separadamente.

A abóbora contém uma variedade de minerais, incluindo vitaminas C e E. Estes são frequentemente mais abundantes do que outros nutrientes. Com a vitamina E, você pode proteger sua pele dos nocivos raios ultravioleta do sol, ao mesmo tempo que mantém o cabelo e a pele saudáveis. Seu sistema imunológico se beneficiará muito com a vitamina C.

A abóbora é uma fantástica fonte de fibra, essencial para a saúde do sistema digestivo. Pode melhorar a digestão e talvez ajudar na perda de peso. A fibra também é excelente para manter níveis saudáveis ​​de colesterol.

As sementes de abóbora também incluem os seguintes nutrientes extras:

  • Vitamin E
  • Ferro
  • Magnésio
  • Ácidos gordurosos de omega-3
  • Zinco
  • Potássio

A abóbora também contém vitamina B5, potássio, magnésio e muitos outros minerais. Como você pode ver, existem muitas alternativas excelentes e saudáveis ​​para o outono com este prato extremamente adaptável.

A fibra está em boa oferta

A presença de fibras na abóbora e nas sementes de abóbora está entre suas inúmeras vantagens para a saúde. Não importa qual seja o seu estado de saúde atual, você realmente precisa de fibras. A fibra está realmente no topo da lista de nutrientes saudáveis ​​para você, quer você esteja tentando perder peso ou apenas queira melhorar sua saúde geral.

O problema é que muitas pessoas não ingerem fibras suficientes, especialmente se não mantiverem uma dieta geralmente saudável. Abóbora é a segunda melhor opção se você tiver dificuldade em comer pão e grãos integrais, que são fontes comuns de fibra. O fato de você usar abóbora enlatada ou abóbora fresca ao fazer o purê afetará a quantidade de fibra no produto final.

Você pode obter cerca de 2,7 gramas de fibra de cada bomba de abóbora fresca ou purê de abóbora caseiro. Este é um complemento fantástico para muitos pratos porque contém apenas aproximadamente 50 calorias por xícara. Uma xícara de abóbora enlatada pura oferece cerca de 7 gramas de fibra, se você quiser.

Devido aos componentes adicionais da abóbora enlatada, ela é significativamente maior, mas tem um pouco mais de calorias (80 calorias por xícara). Tenha cuidado para usar sempre abóbora pura em vez de recheio de torta de abóbora.

Por que a fibra é importante na sua dieta

Ainda não está convencido de que deveria comer mais fibras?

Leve em consideração estas vantagens de consumir alimentos ricos em fibras, como a abóbora:

  • Sua saúde intestinal melhorou.
  • Ele controla os níveis de açúcar no sangue.
  • Seus níveis de colesterol podem ser diminuídos pelas fibras.
  • Você pode melhorar seu bem-estar intestinal.
  • É fantástico para perder peso.

Considere incluir abóboras extras em suas refeições e sobremesas se achar que falta fibra em sua dieta.

A pressão arterial pode ser reduzida

Se você sofre de pressão alta, às vezes chamada de hipertensão, pode estar interessado nas mudanças na dieta que podem ser feitas para melhorar sua condição. Você deve estar ciente de que a pressão alta é conhecida como o assassino silencioso. Isso se deve ao fato de que pode atacar sem aviso prévio e causar doenças cardíacas, derrame ou até morte. Perguntar ao seu médico é a melhor abordagem para descobrir se você tem pressão alta.

Como muitas pessoas com pressão alta sabem, fazer ajustes no estilo de vida saudável também é essencial para diminuir a pressão arterial. Isso frequentemente envolve aumentar sua atividade física, garantir a obtenção de vitaminas e minerais adequados e alterar sua nutrição. Isto pode parecer muito, mas você pode melhorar significativamente sua saúde fazendo pequenos ajustes.

Como usar abóbora pode reduzir a pressão arterial

Então, como a abóbora pode ser útil? Simples: contém muitos fitoestrógenos.

Estas são vitaminas e minerais cruciais para reduzir e até prevenir a hipertensão. No entanto, essa não é a única maneira de beneficiar a saúde do coração e da pressão arterial. A polpa e as sementes da abóbora incluem uma variedade de vitaminas e minerais que podem melhorar a saúde geral e reduzir a pressão arterial. As vantagens são diversas porque tem baixo teor de gordura e é ótimo para ajudar a perder peso.

Como usar abóbora para baixar a pressão arterial

A primeira coisa que você deve fazer se isso lhe parecer algo de interesse é procurar receitas saudáveis ​​​​à base de abóbora. Começar com coisas que você já gosta pode ajudá-lo a se sentir menos como se estivesse fazendo uma “dieta” e mais como se estivesse apenas adicionando algo à sua dieta normal.

Isso pode variar desde adicionar um pouco de purê de abóbora ao seu smoothie matinal até polvilhar um pouco de abóbora em saladas que já contêm abóbora. Faça muffins ou biscoitos de abóbora se quiser um doce; eles freqüentemente incluem mais nutrientes do que alimentos assados ​​normais.

Proteção visual é fornecida

A visão é a seguinte vantagem de saúde. Independentemente da idade ou do estado de saúde atual, todos deveriam se preocupar com sua visão. Proteger a sua visão deve ser uma questão importante para todos, desde crianças pequenas até idosos. Embora a degeneração macular e a catarata sejam consideradas distúrbios relacionados à idade, você ainda pode tomar medidas para proteger seus olhos em uma idade mais jovem.

A chave para preservar a visão e a saúde ocular é tomar uma série de medidas. Para começar, você deve proteger constantemente os olhos do sol. Certifique-se de usar sempre óculos de sol e evite olhar diretamente para o sol quando estiver ao ar livre durante o dia.

O segundo passo é garantir que seus olhos estejam suficientemente hidratados, o que exige a aplicação de colírios caso fiquem secos. Além disso, faça um esforço para evitar olhar diretamente para as telas por longos períodos de tempo sem parar para descansar os olhos.

Uma dieta saudável, especialmente rica em vitamina A, é outra abordagem para proteger os olhos. A vitamina A, às vezes chamada de beta-caroteno, pode diminuir o risco de doenças oculares, proteger a visão e até aumentar a capacidade de enxergar com pouca luz. Você pode obter o suficiente dessa vitamina em uma variedade de frutas e vegetais, incluindo abóboras. Uma coisa que você notará é que a maioria das refeições que contêm beta-caroteno têm uma cor laranja, pois contêm carotenóides. Além da abóbora e da abóbora, também inclui cenoura.

Abóbora reduz o risco de câncer

Você provavelmente já sabe que a abóbora é realmente benéfica para a saúde. Beneficia a visão, contém vitaminas e minerais e pode até ajudar a diminuir a pressão arterial. Pode reduzir as chances de câncer, o que é outra vantagem significativa para a saúde. Isso também é resultado do teor de beta-caroteno ou vitamina A da abóbora.

Foram realizados estudos que examinam a relação entre a falta de beta-caroteno e o risco de câncer. Eles descobriram que quando os homens consumiam uma quantidade suficiente desta vitamina em suas dietas habituais, havia um menor risco de câncer em geral e de câncer de próstata em particular.

Você pode tentar adquirir a vitamina apenas através da alimentação ou pode tomar uma vitamina ou multivitamínico todos os dias.

Embora você já saiba que a abóbora é uma fonte fantástica de beta-caroteno, aqui estão mais alguns alimentos que você não deve ignorar:

  • Espinafre
  • Couve
  • Cenoura
  • Abóbora
  • Batata doce
  • Nabo

Como você pode ver, todos esses vegetais estão facilmente disponíveis no outono, então você pode preparar saladas e sopas com qualquer variedade de vegetais de outono e obter quantidade suficiente dessa vitamina para diminuir suas chances de desenvolver câncer.

Vitamina E, vitamina C e, claro, antioxidantes são outros componentes da abóbora que auxiliam na prevenção do câncer.

Sua pele ficará brilhante

O fato de a abóbora poder realmente ajudar na proteção e no bem-estar da pele às vezes é uma surpresa para as pessoas. A maioria das pessoas deseja uma pele mais saudável, seja para reduzir a acne ou ter uma tez radiante, mas nem tudo se resume aos itens caros que você usa. Às vezes, o seu estilo de vida – que inclui manter uma dieta equilibrada e consumir bastante água – tem um impacto maior.

Os carotenóides, um dos elementos essenciais para uma pele saudável, são encontrados na abóbora. Ao falar sobre as vantagens do beta-caroteno para a visão, você aprendeu sobre elas. Junto com o licopeno e a luteína, este é apenas um dos carotenos. Eles não apenas ajudam a proteger a pele dos danos causados ​​pelos raios UV e dos efeitos do envelhecimento, mas também são excelentes no combate ao câncer.

Além de colher as vantagens de saúde e beleza dos antioxidantes e vitaminas adicionais da abóbora, comer mais fornecerá à sua pele a nutrição necessária para ser saudável e bem protegida.

Fortalece seu sistema imunológico

Como as pessoas frequentemente preferem fazer refeições e lanches com tempero de abóbora nesta época, é excelente que a estação da abóbora seja durante o final do verão e no outono. Este é um excelente momento porque muitas pessoas são suscetíveis a resfriados e problemas de alergia neste momento.

Ser capaz de aumentar a imunidade é uma das principais vantagens da abóbora para a saúde. Vitaminas como beta-caroteno e vitamina C, ambas fantásticas para o sistema imunológico, são usadas no processo. Você pode combater resfriados comuns, infecções e alergias depois de receber esses estimuladores naturais do sistema imunológico.

É essencial comer abóbora todos os dias para que ela possa beneficiá-lo de forma eficiente.

Aqui estão algumas maneiras criativas de comer abóbora todos os dias:

  • Faça um smoothie com leite, iogurte e temperos de abóbora.
  • Saladas de outono com abóbora, maçã, couve e cranberries secas são deliciosas quando feitas com abóbora em cubos.
  • Em uma noite fria, saboreie uma xícara de sopa quente de abóbora.
  • Use abóbora para fazer sobremesas saudáveis, como muffins ou biscoitos.

Abóbora promove a saúde do coração

Finalmente, você deve estar ciente dos fantásticos benefícios da abóbora para a saúde do coração. Os minerais da abóbora são conhecidos por reduzir a pressão arterial, mas também beneficiam o coração de outras maneiras. Todos devem se preocupar com sua saúde cardiovascular para manter o bem-estar geral e prevenir problemas como doenças cardíacas, derrames e ataques cardíacos.

A abóbora contém uma variedade de minerais, mas seu conteúdo de fibras terá maior impacto na saúde do coração. Uma pesquisa da Universidade de Harvard descobriu que consumir mais fibras pode diminuir a chance de desenvolver doenças coronárias. Você pode melhorar a saúde do coração comendo mais fibras, o que também pode ajudar na perda de peso.

Comece a consumir mais abóbora para se beneficiar de todas as outras vitaminas e minerais que ela fornece e, ao mesmo tempo, ajudar o seu coração.

Informações sobre sementes de abóbora

Não negligencie as sementes se planeja usar abóbora em pratos saudáveis. As sementes de abóbora, também conhecidas como pepitas, são excelentes para adicionar em saladas e são um ótimo lanche porque têm baixo teor de gordura e alto teor de vitaminas e minerais. As informações a seguir são relevantes para sementes de abóbora.

Eles oferecem muitos benefícios para a saúde

Assim como a polpa da abóbora, as sementes de abóbora são repletas de vitaminas e minerais. Lembre-se que embora sejam saborosos e perfeitos para o outono, também são bastante saudáveis. O magnésio, um tipo de eletrólito útil para a saúde geral, é abundante nas sementes de abóbora. Outros nutrientes consistem em:

  • O zinco ajuda no sistema imunológico e melhora a saúde reprodutiva masculina.
  • Fibra para ajudar na saúde digestiva e na perda de peso.
  • Ácidos gordurosos de omega-3.
  • Nutrientes que ajudam na próstata e no sono melhor.

Suas próprias sementes podem ser torradas

Embora você possa comprar sementes de abóbora com ou sem sal em supermercados e lojas de produtos naturais, você também pode produzir as suas próprias sementes em casa. Se você já assa sua própria abóbora para usar em pratos ou para preparar seu próprio purê de abóbora, isso é excelente. Guarde as tripas depois de abrir a abóbora para que você possa torrar suas próprias sementes.

Comece retirando as sementes da abóbora do interior, colocando-as em uma peneira e enxaguando bem. Certifique-se de que eles foram completamente limpos e estão livres de vísceras restantes. Para permitir que as sementes sequem um pouco, coloque-as sobre uma toalha de papel. Se pretende temperá-los com sal ou outro tempero, pode fazê-lo enquanto ainda estão úmidos para garantir que o tempero permaneça. Mas você também pode fervê-los primeiro e depois temperá-los.

Asse por 15 minutos a 170 graus no forno. Evite torrar as sementes por mais de 20 minutos para não perder seu valor nutricional. Retire-os do forno e guarde-os como desejar.

Utilizações para sementes de abóbora

Comidas como lanche, as sementes de abóbora são o método mais simples para aumentar a ingestão. Quando você começar a sentir um pouco de fome, pegue alguns e mastigue. As sementes também podem ser usadas como guarnição de saladas, sopas e pimentas. Eles também podem ser moídos e usados em uma variedade de produtos assados.