Classificação de Anormalidades e Distúrbios da Próstata: Tipos e diferenças

Publicado em 19/04/2023 por Natalia Rocon

Descubra os diferentes tipos de anormalidades e distúrbios da próstata e aprenda como identificá-los. Neste artigo, discutimos as principais categorias, sintomas e tratamentos disponíveis.

Embora as anormalidades ou doenças relacionadas à próstata possam ser de muitos tipos e formas, os distúrbios de próstata mais comuns e importantes incluem os seguintes:

  • Prostatite (aguda e crônica)
  • HPB
  • Carcinoma prostático

Vamos aprender sobre cada um desses, um por um:

O que é prostatite?

Para homens com menos de 50 anos, o problema de próstata mais comum é a prostatite. Como conhecimento geral, você sempre deve lembrar que, sempre que um termo ou palavra terminar com o sufixo “… itis”, quase sempre significa inflamação de alguma parte, glândula ou órgão do seu corpo.

A gengivite, por exemplo, refere-se à inflamação das gengivas. Da mesma forma, a dermatite refere-se à inflamação da sua pele. O mesmo vale para a próstata também. Então, a prostatite é simplesmente a “inflamação da próstata”.

Quais são os tipos de prostatite?

De maneira geral e com base em sua gravidade e duração, a prostatite pode ser dividida em dois tipos ou formas principais:

  • Prostatite aguda
  • Prostatite crônica

Qual é a diferença entre prostatite aguda e crônica?

  • Prostatite aguda: A prostatite aguda surge repentinamente e é caracterizada por sintomas graves, como dor ao urinar, incapacidade de esvaziar a bexiga durante a micção, dor aguda na região inferior do abdômen e febre e calafrios em alguns casos.
  • Prostatite crônica: A prostatite que volta repetidamente é chamada de prostatite crônica. Ela se desenvolve gradualmente, persiste por longo prazo e pode ser causada por bactérias. No entanto, em muitos casos, não há presença de bactérias. Este subtipo de prostatite crônica é conhecido como “prostatite não bacteriana”.

O que é Hiperplasia Prostática Benigna?

Em sua definição mais simples, o termo “Hiperplasia Prostática Benigna” (HPB) refere-se ao aumento não canceroso da próstata.

À medida que os homens envelhecem, suas próstatas podem aumentar e restringir o fluxo de urina e isso é conhecido como HPB.

Para entender melhor a HPB, vamos dar uma rápida revisada nos seguintes termos relacionados:

  • Benigno: Isso se refere a algo que não tem potencial para “se espalhar”. Em outras palavras, um tumor que “não é canceroso” é conhecido como benigno.
  • Hiperplasia: Isso se refere ao aumento no número de fibras musculares que leva a um tamanho “aumentado” (maior) desse órgão ou glândula.

O que é câncer de próstata?

Medicamente conhecido como carcinoma prostático, um câncer da glândula prostática é conhecido como câncer de próstata. Como mencionado no capítulo anterior, o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum encontrado em homens, especialmente nos EUA (depois do câncer de pele). No entanto, é principalmente uma doença da velhice.

Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata pode permanecer inativo ou “silencioso” sem causar quaisquer sinais ou sintomas. Os primeiros sintomas perceptíveis são geralmente semelhantes aos encontrados na HBP, como frequência, hesitação, urgência e incontinência. Estágios mais graves do câncer podem se apresentar como:

  • Sangue na urina ou no sêmen (medicamente conhecido como hematúria)
  • Impotência (medicamente conhecida como disfunção erétil)
  • Dor nas costas, quadris ou pélvis

Como melhorar a função da próstata? Dicas e sugestões naturais

As seguintes modificações e opções de terapia alternativa são frequentemente recomendadas por sexólogos, especialistas em saúde masculina e médicos para melhorar a saúde da próstata e seu papel na sexualidade masculina.

Suplementos dietéticos

Suplementos nutricionais podem ajudar a melhorar a função da próstata devido aos seus ingredientes seguros e naturais. Isso não apenas aumenta a quantidade e qualidade das secreções prostáticas, mas também traz melhorias consideráveis ​​em aspectos da sua vida sexual, como ejaculação, ereção e aumento.

Outras mudanças no estilo de vida

As seguintes modificações e mudanças no estilo de vida geralmente são recomendadas para melhorar a saúde da próstata e seu papel em sua vida sexual:

  • Evitar substâncias que possam irritar a bexiga, como álcool, tabaco, cafeína, alimentos cítricos e alimentos picantes, é algumas vezes útil, pois esses produtos irritam a próstata.
  • Beber de 8 a 12 copos de água por dia promove micção frequente, o que ajuda a limpar o sistema urinário.
  • Aumentar a ingestão de fibras na dieta para prevenir a constipação também pode ajudar a aliviar os sintomas de qualquer doença relacionada à próstata. Tomar banhos quentes ajuda algumas pessoas.
  • Sentar-se em uma banheira com água quente por 20 minutos duas vezes ao dia pode ajudar no desconforto.
  • Acredita-se que o selênio, a vitamina E e o zinco protejam a próstata.
  • Se você tiver alguma infecção na próstata, evite relações sexuais até completar o tratamento com antibióticos.
  • Use preservativos com geleia ou espuma espermicida durante as relações sexuais.
  • Ter mais relações sexuais frequentemente traz melhorias nos sintomas de prostatite crônica (inflamação de longo prazo da próstata). A maioria dos homens com prostatite crônica percebe que quanto mais ejaculam, mais fácil é urinar. Isso ocorre porque a ejaculação ajuda a esvaziar a próstata de secreções que podem dificultar a micção.
  • Pratique uma boa higiene genital. Se você é um homem que não foi circuncidado, uma boa higiene inclui puxar delicadamente a pele do prepúcio para lavar a ponta do pênis toda vez que tomar banho. Isso ajuda a prevenir infecções do trato urinário, que podem levar à prostatite. Você também deve receber tratamento imediato para quaisquer problemas do trato urinário. Isso reduz a chance de infecção da próstata.