
Remédios Naturais, Superalimentos, Ervas e Suplementos para a Saúde da Próstata
Quais são os remédios naturais para a saúde da próstata? Descubra opções eficazes e seguras para promover a saúde da próstata de forma natural, incluindo alimentos saudáveis, exercícios, suplementos e ervas medicinais. Saiba mais sobre como incorporar esses remédios naturais em seu estilo de vida para reduzir o risco de doenças da próstata e manter uma próstata saudável.
Remédios Naturais para a Saúde da Próstata
Os remédios naturais para o câncer de próstata incluem mudanças no estilo de vida, tratamentos ou suplementos que o paciente pode fazer pessoalmente em sua casa e podem servir como um complemento ou suporte em vez dos cuidados médicos convencionais.
Quando um paciente faz uso de um remédio natural além do tratamento médico tradicional, é considerado uma terapia complementar, enquanto o uso de remédios naturais no lugar do tratamento médico padrão é considerado uma terapia alternativa.
Você deve consultar seu médico antes de adicionar um remédio natural ao seu tratamento atual, porque alguns podem reduzir a eficácia de certos medicamentos ou tratamentos contra o câncer. Antes de interromper o tratamento médico padrão e usar remédios naturais, também é necessário consultar seu médico.
Muitos remédios naturais podem ajudar a aliviar os efeitos colaterais do tratamento, mas, atualmente, nenhum foi apoiado por evidências científicas para curar o câncer de próstata. Se você ignorar os cuidados médicos padrão em vez de um remédio natural, seu câncer de próstata pode avançar a ponto de se tornar incurável.
Superalimentos para uma Próstata Saudável
Não há evidências irrefutáveis de que uma nutrição adequada seja capaz de prevenir problemas de próstata, mas seguir um plano alimentar saudável pode reduzir o risco.
Refeições e lanches compostos principalmente por vegetais e frutas são ótimos para a saúde e o bem-estar geral e, principalmente, para uma próstata saudável. Abaixo estão seis alimentos que podem melhorar a saúde da sua próstata.
Bagas
Morangos, framboesas e amoras são ricos em vitamina C e antioxidantes. Esses antioxidantes servem a um propósito crítico no corpo, pois impedem os radicais livres de moléculas que combatem as células saudáveis e podem contribuir para o risco de câncer, causando danos.
A vitamina C também pode ajudar a aliviar os sintomas da hiperplasia prostática benigna (BPH), reduzindo o inchaço e promovendo a micção.
Aqui está uma maneira rápida e fácil de preparar um lanche saudável rico em vitamina C: misture uma variedade de frutas vermelhas e verduras em um smoothie e adicione leite e proteína em pó.
Mirtilos, bananas, proteína em pó, leite, manteiga de amendoim e gelo são ótimos ingredientes com muito sabor e nutrientes para um smoothie.
Uma xícara de morangos contém cerca de 90 miligramas de vitamina C e cerca de 14 mg em uma tigela de mirtilos.
Algumas outras excelentes fontes de vitamina C incluem frutas cítricas, manga, melão, brócolis e espinafre.
Noventa miligramas de vitamina C são recomendados para a maioria dos homens adultos diariamente.
Brócolis
É amplamente conhecido que o brócolis é saudável. Tem inúmeros benefícios para a saúde, rico em vitamina C e ajuda a desintoxicar o fígado.
Existem algumas evidências que apóiam a alegação de que o brócolis tem efeitos sobre a próstata e reduz o crescimento excessivo de células que causam a HBP. O brócolis tem vários efeitos inibidores do crescimento celular.
Um desses efeitos é um composto presente no brócolis que estimula a morte celular em células inúteis da próstata, diminuindo assim a possibilidade de que haja um acúmulo de células da próstata que eventualmente levará a um aumento da próstata.
O brócolis é conhecido por regular os sinais genéticos que determinam o tamanho da próstata.
Semente de Linho
Atualmente, muitos supermercados vendem vários produtos à base de linhaça, como iogurte de linhaça, leite de linhaça, muffins de linhaça, etc.
Essas sementes contêm a maior fonte de fitoestrógenos no reino alimentar, e esses fitoestrógenos podem interromper a produção de DHT.
Há evidências específicas de que o linho reduz os níveis de 5a-redutase e, em estudos com animais, os fitoestrógenos indicaram a capacidade de reduzir o peso da próstata.
Peixe gordo
O ômega-3 é um excelente complemento para sua dieta e estilo de vida por vários motivos.
Os ômega-3 ajudam a reduzir o colesterol ruim, aumentam os níveis de colesterol bom no corpo, reduzem a pressão alta, diminuem o risco de ataque cardíaco e podem reduzir o peso corporal.
Embora os especialistas geralmente aconselhem a redução da gordura animal para a saúde da próstata, ao contrário, uma dieta rica em ômega-3 pode melhorar a saúde da próstata. Os ácidos graxos ômega-3, presentes em alimentos como arenque e truta do lago, podem ajudar a diminuir as chances de desenvolver câncer de próstata.
Um artigo de revisão publicado no ano passado explicou como as gorduras ômega-3 modulam o desenvolvimento do câncer de próstata, possivelmente devido a seus efeitos anti-inflamatórios, que acabam inibindo o crescimento do tumor.
Depois disso, é fundamental sugerir que a substituição de algumas outras gorduras animais pelas gorduras de peixes gordurosos como sardinha, salmão selvagem, anchova e atum pode ser benéfica.
Os especialistas recomendam que os adultos comam duas porções de peixe rico em ômega-3 por semana. Se você está preocupado com o mercúrio presente em seus peixes, experimente sardinhas, anchovas, arenques e trutas de água doce, que têm níveis mais baixos de mercúrio e são boas fontes de ômega-3.
Nozes
As nozes contêm gorduras saudáveis que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol e também promover a saúde do cérebro. Eles são convenientes, portáteis e um dos melhores lanches para levar. As castanhas-do-Pará estão cheias do mineral selênio e também são uma boa fonte de nutrientes vitais, como vitamina E e cálcio.
Embora existam poucas pesquisas, um estudo realizado em 2010 sugere que o selênio combinado com a soja pode ajudar a combater o câncer de próstata.
O selênio pode ser prejudicial em altas doses, pois uma castanha-do-pará contém mais de 100% da dose diária de selênio. Outras nozes que são ótimas para os homens incluem amêndoas, nozes e nozes.
Feijões
Adicione proteína vegetal à sua dieta no lugar de carnes vermelhas ou processadas. Feijão, chia e sementes de cânhamo estão cheios de proteínas e outros nutrientes vitais. Por exemplo, uma xícara de feijão preto contém cerca de 15 gramas de proteína e 15 gramas de fibra, o que pode ajudar a melhorar a saúde da próstata.
Por outro lado, as sementes de cânhamo e chia contêm cerca de 5 gramas de proteína por onça. As sementes de chia contêm cerca de 10 gramas de fibra por onça, enquanto as sementes de cânhamo também contêm todos os aminoácidos essenciais.
As sementes de cânhamo e chia podem ser usadas em shakes, iogurte e aveia, e os feijões podem ser adicionados a uma salada ou usados no lugar da carne tradicional em um burrito ou wrap. Os especialistas sugerem que os homens adultos devem consumir cerca de 56 gramas de proteína e 38 gramas de fibra por dia.
Chá verde
Pesquisas indicam que o chá verde pode ajudar a prevenir o câncer de próstata, mas não é só isso. Também ajuda a diminuir os níveis de colesterol e melhora a memória e a atenção.
Além de prepará-lo, existem outras maneiras de usar o chá verde. Você pode tentar métodos diferentes, como adicioná-lo a um smoothie ou usá-lo para criar uma marinada.
Melancia
Esta fruta é rica em vitaminas A e C, sem gordura e sem sódio. É também uma grande fonte de licopeno – o antioxidante que dá cor a alimentos integrais, como tomates e melancias.
Pesquisas existentes sugerem que o licopeno pode ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata. O licopeno está presente em alimentos como tomate, mamão, damasco, goiaba, toranja rosa, etc. Uma xícara e meia de melancia contém cerca de 9 a 13 miligramas de licopeno.
A maioria dos homens adultos deve consumir cerca de 10 mg de licopeno por dia, o que é facilitado porque meia xícara de purê de tomate e uma colher de sopa de ketchup contêm cerca de 25 mg e 2,5 mg, respectivamente.
Gengibre
O gengibre contém vários compostos fenólicos bioativos que são gingerols, shogaols, paradols e gingerones, que são conhecidos por apresentar propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas, antioxidantes e antiproliferativas.
Estudos confirmaram que o gengibre tem a capacidade de reduzir a capacidade reprodutiva em células cancerígenas humanas na próstata.
Maçãs
Maçãs, de cor vermelha, amarela ou verde, são carregadas com vitaminas A, C, E, ácido fólico e fibras. As maçãs não apenas ajudam na perda de peso, mas também ajudam a reduzir o risco de câncer de próstata e cólon.
Já ouviu o ditado: “Uma maçã por dia pode manter o médico longe”? Quão verdadeira é esta afirmação? Bem, estudos mostram que a quercetina encontrada nas maçãs pode diminuir o risco de câncer de pulmão e impedir o crescimento de células de câncer de próstata.
Tomates
O tomate recebeu muitos nomes no passado: maçã peruana, maçã do amor e até, pelo menos pelos americanos, um vegetal. Hoje em dia, no entanto, esta linda fruta está rapidamente se tornando conhecida como um superalimento!
O licopeno, o pigmento vermelho encontrado nos tomates, e o consumo de alimentos contendo licopeno podem proteger contra o câncer. Alimentos de tomate têm altos níveis de licopeno, que demonstrou inibir a progressão do câncer de próstata em vários estudos.
Evite Laticínios e Carnes Vermelhas
É bem conhecido que dietas ricas em certos alimentos estão associadas a um maior risco de câncer de próstata.
Laticínios, como leite integral e manteiga, queijo feito de leite integral, pudim, sorvete, cremes e certos iogurtes têm sido associados ao câncer de próstata.
Os estudos mais recentes descobriram que os homens que tinham os níveis mais altos de IGF-I, (fator de crescimento semelhante à insulina) encontrado no leite de vaca, tinham quatro vezes mais risco de câncer de próstata em comparação com aqueles que tinham os níveis mais baixos de IGF-I. .
Com relação à carne vermelha, em um estudo envolvendo mais de 175.000 homens, aqueles que consumiram as carnes mais vermelhas/processadas tiveram um risco 30% maior de câncer. Abaixo estão alguns produtos que você deve começar a limitar ou evitar completamente:
- Cachorros quentes
- Presunto
- Carne de milho
- Sorvete
- Manteiga Integral e Leite
- Carne enlatada
- Bacon de porco
- Salsichas
- Salame
- Pudim
- Quindim
- Misturas de chocolate quente
- Nata
- Charcutaria
- Chantilly
- Doce de açúcar
Também seria do seu interesse evitar ou limitar alimentos ricos em sódio, gorduras saturadas e cafeína.
Ervas e Suplementos para a Saúde da Próstata
Aqui está uma lista de ervas e suplementos a serem considerados para a saúde da próstata:
Cernilton ou Pólen de Centeio
O pólen de abelha é uma combinação de substâncias – pólen de flores, néctar, cera, saliva de abelha e mel – que é coletado e serve como suplemento nutricional. É extremamente rico em nutrientes e substâncias biológicas e tem sido usado para tratar uma ampla gama de doenças por milhares de anos.
O pólen de abelha contém compostos fenólicos e flavonóides que há muito são creditados por suas qualidades anti-inflamatórias, antioxidantes e promotoras da saúde em geral.
Carnosina
A carnosina é um aminoácido abundante em carnes, aves e frutos do mar e um excelente suplemento para a saúde do coração e das artérias. Também está presente em nossos músculos porque nossos corpos produzem carnosina a partir de outros aminoácidos.
Este é um potente antioxidante que ataca os radicais livres em nossos corpos, mas à medida que envelhecemos, os níveis de carnosina em nossos corpos caem.
Muitos estudos científicos existentes mostram a importância da carnosina para nosso coração, bem como nossas artérias, músculos e função cerebral.
Médicos da Universidade de Ohio analisaram os níveis de carnosina em ratos e descobriram que os níveis de carnosina nos músculos esqueléticos e no coração caíram mais de 40% à medida que envelheciam e diminuíram em 40% naqueles com pressão alta. Com o passar do tempo, seus músculos cardíacos indicaram um declínio dramático.
Essas mesmas indicações também foram observadas em humanos. A carnosina ajuda a promover um sistema cardíaco e arterial saudável. A carnosina não é encontrada nas plantas, então os vegetarianos podem querer evitá-la.
Saw Palmetto
Saw palmetto é uma planta nativa do sudeste dos Estados Unidos. Por muito tempo na Europa, tem sido usado com segurança e sucesso como terapia para próstata aumentada e dor pélvica.
Um extrato de saw palmetto sob o nome comercial de Permixon é aprovado na França e na Alemanha para o tratamento da HBP. Alguns pesquisadores acreditam que o saw palmetto funciona impedindo a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona, pois acredita-se que a di-hidrotestosterona seja significativa para o aumento da próstata.
As propriedades anti-inflamatórias do saw palmetto também podem ser fundamentais para isso.
Um relatório publicado em 2000 teve 11 ensaios clínicos revisados por pesquisadores, após os quais eles concluíram que o extrato de saw palmetto usado como tratamento pode ajudar a aumentar a taxa de fluxo urinário máximo e reduzir a necessidade de acordar à noite para urinar.
No entanto, uma revisão de pesquisa realizada em 2009 declarou que, para o tratamento de sintomas urinários relacionados à HBP, o saw palmetto não era mais eficaz do que um placebo.
Beta-Sitosterol
Beta-sitosterol é uma combinação de compostos isolados de plantas como frutas, vegetais, nozes e sementes. É uma substância gordurosa que é melhor descrita como o equivalente vegetal do colesterol.
Em muitos estudos, o beta-sitosterol demonstrou melhorar os sintomas da HBP, como uma taxa ajustada de fluxo urinário e volume residual reduzido.
Um pesquisador até se encontrou com participantes de um estudo após 18 meses e descobriu que os benefícios do beta-sitosterol não diminuíram. Ainda é desconhecido para os pesquisadores como o beta-sitosterol exerce seus efeitos benéficos. Embora se acredite ser muito seguro, a segurança a longo prazo do beta-sitosterol não foi estabelecida.
Ácido lipoico
Os níveis de ácido lipóico em nossos corpos diminuem à medida que envelhecemos e, infelizmente, este suplemento não está presente em nossa alimentação. Existem muitos estudos científicos existentes que indicam que o ácido lipóico é bom para o metabolismo do cérebro, metabolismo do açúcar no sangue e saúde do coração.
Diabetes, resistência à insulina, insulina alta, alto nível de açúcar no sangue e síndrome metabólica são agora epidemias na sociedade ocidental de hoje, e uma em cada três crianças americanas crescerá com diabetes – principalmente devido ao consumo excessivo de 160 libras de açúcares diferentes a cada ano.
O ácido lipóico pode ajudá-lo a atingir níveis saudáveis de açúcar no sangue, que devem ser de 85 mg/dL ou menos. Você precisa de ácido lipóico se tiver mais de quarenta anos ou se tiver um nível de açúcar no sangue superior a 85 mg/dL.
Pygeum
Este é um remédio proveniente da casca da ameixeira africana e, de acordo com uma análise de 18 ensaios clínicos de 2002, pode ser útil para tratar homens que apresentam sintomas urinários inferiores como resultado da HBP.
No entanto, os pesquisadores recomendaram cautela com base no fato de que os estudos revisados eram pequenos em tamanho, de curta duração e usavam diferentes doses e preparações de pygeum.
Ácidos Graxos Essenciais
Os ácidos graxos essenciais são nutrientes bastante populares, então você já deve estar familiarizado com eles. EFAs são as gorduras ômega-3 e ômega-6 que o corpo precisa, mas não pode produzir por conta própria. Eles são derivados de fontes alimentares ou suplementos e podem ser úteis para a saúde da próstata.
Estudos já em 1941 mostraram que baixos níveis de EFAs estão ligados ao aumento da próstata e a um risco aumentado de câncer de próstata.
Estudos epidemiológicos também confirmaram que homens cujas dietas eram ricas em ácidos graxos ômega-3 têm uma incidência reduzida de câncer de próstata.
Um experimento mostrou que homens com deficiências de BPH que ingeriram EFAs relataram uma melhora nos sintomas urinários, como diminuição noturna, fadiga, cistite, dor nas pernas e tamanho da próstata.
Eles também experimentaram um aumento na libido. Acredita-se que os EFAs sejam benéficos para a próstata, aumentando os níveis de fósforo e iodo no sangue e reduzindo os níveis de cálcio no sangue.
No entanto, um estudo publicado recentemente desafia a ideia de que a suplementação de EFA pode ajudar a proteger ou melhorar a saúde da próstata.
Ele afirma que a suplementação com muitos ácidos graxos de “cadeia longa”, especialmente EPA e DHA, pode aumentar as chances de desenvolver câncer de próstata.
Em resposta a esses resultados, alguns pesquisadores discordam das conclusões deste estudo e estão publicando as razões pelas quais acham que os dados foram mal interpretados. Muitos especialistas ainda acreditam que as vantagens de tomar EPA/DHA superam o risco.
Urtiga
Esta é uma planta que cresce amplamente em todo o norte da África, América do Norte, Europa e algumas partes da Ásia. Suas folhas e raízes são comumente usadas para uma ampla gama de fins medicinais.
Na Alemanha, a urtiga é aprovada para o tratamento da HBP e também é usada como suplemento dietético nos Estados Unidos. Acredita-se também que reduza os sintomas urinários da HBP ao inibir o crescimento e o metabolismo das células da próstata. Quando usado ao lado de saw palmetto, mostra uma indicação de funcionar de maneira semelhante à droga finasterida.
Alguns pesquisadores estudaram 543 pacientes com BPH estágio 1 a 2 por 48 semanas. Aqueles que tomaram a preparação de saw palmetto/urtiga experimentaram mudanças positivas semelhantes no fluxo urinário máximo, tempo de micção e volume de micção.
Além disso, eles experimentaram poucos efeitos colaterais relacionados à finasterida, como disfunção erétil, diminuição do volume da ejaculação e dor de cabeça.
Outro estudo teve 67 homens com mais de 60 anos de idade com HBP que administraram 5 ml/dia de uma tintura alcoólica de raiz de urtiga (1:5, 40% etanol). Após seis meses desse tratamento, aqueles que apresentavam sintomas de noctúria sentiram alívio, principalmente nos casos menos graves.
Uva Ursi
Este tem sido um tratamento de longa data para doenças da bexiga e dos rins. Também é útil na redução do inchaço excessivo causado pela retenção de água.
Pesquisas em cultura de células mostram que Uva ursi pode possuir propriedades antibacterianas e adstringentes. É especialmente eficaz contra bactérias causadoras de prostatite, bem como infecções urinárias.
Ácido elágico
Os estudos existentes sobre o ácido elágico demonstraram boa atividade anticancerígena; pode interromper o crescimento de tumores, ajudar a prevenir o câncer e até matar células cancerígenas. Comumente encontrado em cascas de nozes pretas, algumas frutas e outras nozes em quantidades menores, o ácido elágico é usado há anos.
Mas, infelizmente, a maioria das marcas disponíveis são excessivamente caras com rótulos muito enganosos. Eles geralmente listam a quantidade de extrato, mas não a quantidade real de ácido elágico real.
Compre uma marca que tenha um rótulo informando 200 mg ou mais de ácido elágico real e certifique-se de comprar um extrato que indique claramente a potência por cápsula, não “por dose”. Mais pesquisas revelarão mais sobre os benefícios do ácido elágico.
Pipsissewa
Contém compostos específicos do trato urinário que possuem atividades adstringentes, antissépticas e bacteriostáticas, que previnem a ocorrência de infecções no trato urinário e na próstata. Pipsissewa também é conhecido por melhorar a saúde geral da bexiga e fortalecer o fluxo urinário.
Semente de Abóbora em Pó
Este pó é rico em carotenóides, incluindo caroteno, beta-caroteno e luteína. As sementes de abóbora têm uma enzima que aumenta o metabolismo dos ácidos graxos na próstata.
Eles também demonstraram melhorar as funções da bexiga e do trato urinário, melhorando o fluxo e reduzindo a quantidade de urina deixada na bexiga após a micção, o que, por sua vez, alivia alguns sintomas da HBP.
As sementes de abóbora também impedem a conversão da testosterona em diidrotestosterona, que causa o aumento da próstata. É usado para tratar a bexiga inflamada e irritável.
Vitaminas e Minerais para a Saúde da Próstata
Aqui estão algumas vitaminas e minerais comuns que reduzem o risco de desenvolver câncer de próstata:
Vitamina D
A luz solar aumenta a produção de vitamina D pelo corpo. Estudos iniciais sobre epidemiologia mostraram maior incidência de câncer de próstata em áreas onde a exposição à luz solar é baixa quando comparada com regiões mais ensolaradas.
Essa associação, no entanto, não é prova de que baixos níveis de vitamina D aumentam o risco de câncer de próstata. Até o momento, não há evidências substanciais de que uma maior ingestão de vitamina D ou níveis sanguíneos mais elevados de vitamina D inibam o desenvolvimento do câncer de próstata.
Vitamina E e selênio
Tanto a vitamina E quanto o mineral selênio foram analisados quanto ao potencial de retardar a progressão do câncer de próstata ou até mesmo a prevenção total. Estudos iniciais não controlados sugeriram que homens que usavam suplementos de vitamina E e selênio tinham um risco reduzido de câncer de próstata.
Foram estudos como esses que deram origem a um grande estudo randomizado chamado SELECT -Selenium and Vitamin E Cancer Prevention Trial – Descobertas do SELECT mostraram um risco aumentado de câncer de próstata entre homens que usavam vitamina E, mas tinham níveis mais baixos de selênio no início da julgamento.
Ácido fólico
Numerosos estudos produziram resultados mistos, alguns revelando um risco aumentado com alto consumo de vitamina B.
O Journal of the National Cancer Institute relatou um estudo considerável de 10 anos em 2009 que descobriu que em homens que usam suplementos de ácido fólico, cerca de 1.000 microgramas por dia, o risco de câncer de próstata mais que dobrou. Enquanto o folato dos alimentos parecia reduzir ligeiramente o risco.
Cálcio
Em homens com uma ingestão de 2.000 mg ou mais de cálcio todos os dias, foi cuidadosamente examinado como um possível fator de risco para câncer de próstata. No entanto, alguns estudos realizados não encontraram nenhuma ligação e outros estudos indicam um risco reduzido.
Os especialistas recomendam que uma opção sensata seja restringir o consumo de cálcio a não mais que 1.200 mg por dia e, mesmo assim, consumi-lo exclusivamente de fontes alimentares.
Atividades Físicas para a Saúde da Próstata
Uma das melhores maneiras de cuidar da próstata é por meio de exercícios regulares. A prevenção, como dizem, é o melhor remédio, e o exercício pode ser muito benéfico para isso. Está provado que o exercício pode ajudar a tratar várias condições relacionadas à próstata.
Uma quantidade crescente de pesquisas ao longo dos anos mostrou como o exercício pode ajudar a prevenir doenças como câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna (HPB) e disfunção erétil (DE).
Vamos explorar alguns dos exercícios físicos que podem ajudar a melhorar a saúde da sua próstata.
Exercícios de Kegel
Kegels levam em conta uma compressão repetitiva do músculo pubococcígeo. Este músculo se estende desde o osso púbico até o cóccix. Esses Kegels ajudam a fortalecer seu músculo PC e podem ajudá-lo a controlar seu fluxo de urina e também melhorar sua saúde sexual.
Exercício do assoalho pélvico
Este exercício trabalha os músculos contraindo e relaxando-os ritmicamente. Observe que você deve manter os músculos o mais tensos e rígidos possível e, em seguida, relaxar completamente os músculos. Esta rotina pode ser feita várias vezes.
Esses exercícios não apenas se concentram no assoalho pélvico estático, mas também ajudam a construir a força inicial do assoalho pélvico e progredir para o treinamento do assoalho pélvico para ajudar nas atividades diárias. Isso pode ajudar a controlar a incontinência relacionada ao câncer de próstata em homens.
Exercício aeróbico
Há uma variedade de exercícios aeróbicos que você pode praticar para melhorar a saúde geral da próstata, como caminhar, correr, correr, andar de bicicleta e caminhar. Além de ajudar a queimar calorias, os aeróbicos são especificamente eficazes para aumentar os níveis naturais de antioxidantes do corpo e eliminar moléculas inflamatórias que causam câncer.
Ioga
Certas posturas de ioga, como o Knee Squeeze e o Seated Sun, aumentam o fluxo de sangue na virilha e nos músculos pélvicos. Juntamente com isso, existem posturas de ioga semelhantes aos exercícios regulares do assoalho pélvico que podem fortalecer os músculos da parte inferior do corpo.
Eles também podem ajudar a prevenir problemas associados ao sistema urinário, como dor durante a micção e gotejamento de urina.
Óleos Essenciais para a Saúde da Próstata
Apesar da quantidade de benefícios que os óleos vegetais têm, os curandeiros e praticantes naturais alertam que as infecções precisam de cuidados médicos e não devem ser tratadas por conta própria, sem consultar um profissional de saúde.
Todo e qualquer tratamento natural deve ser discutido com seu médico antes do uso para garantir a segurança.
Isso ocorre porque alguns óleos essenciais são tóxicos ou podem irritar e podem ser usados apenas de maneiras específicas.
Muitos óleos essenciais usados para a próstata são aplicados externamente, e alguns precisam de óleos veiculares, como óleo de coco ou óleo de jojoba, para serem seguros para uso.
Óleo de alecrim
Houve sugestões de que o óleo essencial de alecrim pode ajudar a reduzir uma substância química chamada di-hidrotestosterona, presente apenas no corpo masculino. Esta redução tem sido associada a uma melhor saúde da próstata.
Modo de usar: adicione seis gotas de óleo de alecrim a uma colher de chá de óleo de coco fracionado e massageie na região abaixo da área genital.
Óleo de camomila azul
Este óleo é supostamente um anti-inflamatório natural, que é especificamente útil para tratar uma das causas mais comuns de problemas de próstata.
Uso: adicione óleo de amêndoa ao óleo essencial de camomila azul para fazer óleo de massagem e aplique no períneo três vezes ao dia. Você também pode massagear a mistura na parte inferior do abdômen e nas áreas das costas.
Óleo de lavanda
A lavanda é amplamente conhecida por seus usos de aromaterapia. Ainda assim, também pode ser um dos óleos essenciais mais benéficos para a saúde da próstata. Semelhante à camomila azul, possui potentes efeitos antiinflamatórios que a tornam útil para a próstata.
Uso: Pode ser usado como camomila azul, em azeite ou óleo de amêndoa como transportador.
Óleo de incenso
Recentemente, o óleo essencial de incenso ganhou muita atenção devido à sua longa lista de usos médicos na história. No entanto, uma de suas propriedades mais populares é a capacidade de reduzir a inflamação.
Uso: duas gotas de óleo esfregadas na parte superior da boca.
Óleo de mirra
O óleo essencial de mirra possui propriedades antipatogênicas que ajudam a expulsar qualquer invasor estranho, fazendo com que a próstata cresça em proporções mais substanciais do que o normal.
Uso: diluir seis gotas do óleo com uma colher de chá de um companheiro transportador para esfregar o períneo três vezes ao dia.
Remédios Caseiros Gerais para a Saúde da Próstata
Você sabia que existem remédios caseiros gerais que podem ajudar a promover a saúde da próstata?
Para muitos homens, a saúde da próstata é uma preocupação importante, especialmente à medida que envelhecem.
Felizmente, existem muitas opções naturais e seguras para manter a próstata saudável e prevenir doenças, incluindo alimentos saudáveis, exercícios, técnicas de relaxamento, suplementos e ervas medicinais.
Aqui, exploraremos alguns dos melhores remédios caseiros gerais para a saúde da próstata e como eles podem ajudar a melhorar a saúde geral da próstata e reduzir o risco de problemas no futuro.
Melhore sua vida sexual
Boa saúde e uma próstata saudável dependem principalmente de uma vida sexual regular e feliz. A próstata é um músculo e, como todos os músculos, deve ser usada regularmente para manter sua força.
A aplicação regular desse músculo também ajuda a limpar a glândula; portanto, não é por acaso que os maiores casos de câncer de próstata estão em homens celibatários.
Para alguns homens, sexo uma vez por semana pode ser apenas a quantidade suficiente de sexo de que precisam, enquanto para outros, uma ou mais vezes por dia ou uma vez por mês será suficiente.
Não existe um número mágico que prometa boa saúde; apenas faça o que parece certo e não causará fadiga em você.
Infelizmente, muitos homens não estão se envolvendo em atividades sexuais tanto quanto gostariam – ou precisam – para ter uma vida física e emocional saudável.
Isso não é por falta de tentativa, mas geralmente devido à falta de compreensão.
No início, quando um homem encontra a pessoa que se tornará sua amante ou esposa, a energia sexual é tão palpável que ele quase consegue tocá-la.
Ficar de pé/sentado perto dessa pessoa ou simplesmente pensar nela aumenta seu desejo. E, da mesma forma, seu parceiro fica facilmente excitado. No entanto, com o tempo, toda essa energia sexual parece desaparecer, agora em baixa.
Agora parece que apenas uma pessoa está interessada em sexo, enquanto a outra está desinteressada ou cansada. A atração é perdida e a energia se dissipou.
Notável é que, à medida que a energia sexual em um relacionamento desaparece, também desaparece a paixão, a intimidade, a atividade sexual e, eventualmente, até o amor. Mas as coisas não precisam ser assim.
A energia sexual de um relacionamento pode permanecer tão carregada quanto no início.
Impulsionado pelo aumento físico e emocional, a conexão física que parecia tão forte no início pode permanecer saudável e resistente.
O amor entre duas pessoas pode permanecer forte e aprofundar-se em todos os níveis, por mais cansadas ou ocupadas que estejam.
Vinagre de Maçã
O vinagre de maçã é extremamente benéfico para a próstata. O vinagre de maçã cru não filtrado contém propriedades adstringentes que ajudarão a encolher as glândulas prostáticas inflamadas. Também ajuda na perda de peso e ajuda a prevenir complicações de uma próstata aumentada, incluindo infecções do trato urinário.
Uso: em um copo de água morna, misture 1-2 colheres de sopa de vinagre de maçã cru e não filtrado com uma colher de sopa de mel. Beba pelo menos duas vezes ao dia. Ou adicione cerca de 1 xícara de vinagre de maçã a uma banheira de água morna e mergulhe nela por cerca de 10 minutos.
Banhos de assento
Este é um dos primeiros tratamentos para a próstata e o remédio mais eficaz para a dor na próstata. Este tipo de banho direciona um grande fluxo de sangue para uma determinada área do corpo, enquanto o banho quente regular geralmente aumenta a circulação em todo o corpo.
Outros Remédios Caseiros Naturais
Além dos remédios caseiros para a saúde da próstata, existem muitos outros remédios caseiros naturais que podem ajudar a melhorar a saúde geral do corpo e tratar uma variedade de problemas de saúde.
- Echinacea promove o bom funcionamento do sistema imunológico e trata os sintomas das infecções do trato urinário.
- O suco de cranberry tem sido usado para a prevenção e tratamento de ITU aguda da próstata, alterando o pH da urina, por isso está associado ao tratamento de condições de saúde para ambos os sexos.
- Sea Holly é uma planta de raiz que cresce acima do solo, e essas raízes são famosas devido às suas poderosas propriedades antiespasmódicas que são ótimas para prostatite e ITU. As raízes também são úteis para tratar a retenção urinária e cálculos renais.
- Café coado, moído de grãos é uma opção saudável para medicamentos diuréticos. Aumenta a produção de urina, aliviando assim os sintomas relacionados com a retenção urinária.
- O selênio pode ser ingerido como suplemento ou a partir de alimentos que possuam suas propriedades. Foi demonstrado que reduz o risco de câncer.
- O alho é amplamente conhecido como um antibiótico natural para prevenir infecções e atacar os radicais livres. Pode ser usado para evitar infecções do trato urinário e melhorar a saúde da próstata.
- Goldenseal é um agente anti-inflamatório que mata bactérias e previne infecções do trato urinário. Acredita-se que o componente significativo no goldenseal seja “berberina”. Está disponível em forma de chá, extratos líquidos e cápsulas.
- O zinco é um elemento essencial e está naturalmente presente em alguns alimentos, como sementes de abóbora, aves, ostras, amêndoas e grão-de-bico. Demonstrou-se que atua como um reforço imunológico, contribuindo assim para a saúde da próstata. O zinco pode ser ingerido como um suplemento dietético para ajudar a manter um estado homeostático no corpo.
- As sementes de abóbora possuem óleo graxo insaturado que tem efeito diurético natural. Ajuda a combater a HBP.
Embora os remédios caseiros mais eficazes para uma próstata saudável possam conter uma quantidade maior de um nutriente do que outro, os especialistas recomendam que uma dieta balanceada ainda seja extremamente benéfica para uma boa saúde.
Essa dieta balanceada inclui uma abordagem saudável: vida saudável, exercícios regulares e visitas ocasionais ao seu médico.